Quem Somos

Ao longo de mais de quatro décadas, o Grupo EP- Grupo das Empresas Pioneiras conjuga a um só tempo razão e coração; tecnologia e cultura; a história, documento e memória do passado e o sonho visionário do futuro. Já nascemos assim. Aprendendo a sonhar. Nossa inspiração vem de um homem raro. Nascido em São Paulo, no Hospital Santa Catarina, em 3 de dezembro de 1923, segundo filho de dona Regina Coutinho Nogueira e de Paulo Nogueira Filho; único irmão de um grande brasileiro que viria a ser um biólogo e ambientalista renomado, Paulo Nogueira Neto.
José Bonifácio Coutinho Nogueira (1923-2002), o JB, nosso fundador, herdou o nome da figura histórica e descendia, de fato, do Patriarca da Independência; também era bisneto, por parte de mãe, do ex-presidente da República, Campos Salles. O pai, Paulo Nogueira, foi deputado federal e passou a maior parte da vida exilado, depois de se rebelar contra o governo de Getúlio Vargas.
JB formou-se advogado na mais tradicional faculdade de Direito do Brasil, a do Largo São Francisco, da Universidade São Paulo. Lá fez sua trincheira política contra a ditadura Vargas e descobriu sua alma de eterno desbravador. Além disso, era grande esportista. Amava o futebol. Saltava a cavalo, paixão que o levou à presidência do Jockey Club de São Paulo e à criação de animais de raça. Também criava cães. Líder nato, presidiu sempre. Desde a UNE- a União Nacional dos Estudantes- até, mais tarde, várias entidades de classe e de criadores. Foi produtor de leite tipo A.
Foi também secretário da Agricultura do Estado de São Paulo, no governo Carvalho Pinto, e executou a primeira reforma agrária importante no Brasil. Progressista, esteve à frente de seu tempo quando fez fossas sanitárias em fazendas e melhorou o estado das casas destinadas aos colonos, dando-lhes dignidade e boas condições de trabalho. Era um humanista. Nosso fundador, sabidamente um homem de TV, teve, porém, surpreendentes e precoces raízes na imprensa escrita.
Aos 13 anos lançou o jornal América, um tabloide de estudantes feito por com sua turma de amigos, na sala de sua casa. Ele era o editor e também o gerente. Detalhe: o tabloide tinha alguns anúncios rentáveis. Era o tino comercial infalível. A vida pública foi além. Disputou o governo do Estado com Adhemar de Barros e Jânio Quadros. Jânio veio para dividir, Adhemar levou. JB nunca mais disputou uma eleição. Mas jamais se recolheu. No governo Abreu Sodré, foi presidente da Fundação Padre Anchieta e inaugurou a TV Cultura, a primeira TV educativa importante do Brasil. Era o elo que faltava.
"O SONHO FUTURO EU NÃO SEI QUAL SERÁ, MAS HAVERÁ SONHO."
José Bonifácio

Foi deste envolvimento que nasceria a primeira empresa do grupo, a TV Campinas, inaugurada em 1º de outubro de 1979. A ideia de JB era simples e resultou genial. Juntou telejornalismo regional com a grade de programação da Rede Globo, a de maior sucesso nacional. Foi um ovo de Colombo. Treze meses depois, surgia a TV Ribeirão, em Ribeirão Preto. Em 1988, nascia a TV Sul de Minas, em Varginha. E, em 1989, a EPTV Central, em São Carlos. Uma rede regional sólida, instalada numa das regiões mais ricas e promissoras do País, que logo ganharia o acréscimo de quatro emissoras de rádio, portais de notícias na Internet e a OA- Oceano Azul- produtora de eventos.
JB cunhou duas frases, que usava sempre. Para frisar sua independência editorial, dizia com orgulho: “Vendemos anúncio, não vendemos opinião”.
A segunda frase traduzia e ainda traduz a alma do Grupo EP- Grupo das Empresas Pioneiras. Nosso inspirador profetizava com clara certeza: “O sonho futuro eu não sei qual será. Mas haverá sonho”. Até hoje, mais que as frases, os exemplos e a conduta de JB são os pilares da linha editorial e do DNA do Grupo EP- Grupo das Empresas Pioneiras.
Nossa Essência
O Grupo EP - Grupo das Empresas Pioneiras são pautadas pelo forte vínculo com as comunidades das áreas em que atuam.
É a nossa paixão.
A causa da região é a nossa causa. O interesse da região é o nosso interesse. O crescimento da região é o nosso crescimento!
Nosso espírito, mais do que servir, quer ser a comunidade.
Quer melhorar a qualidade de vida, promover a cultura e atender os anseios da nossa região. Nosso trabalho é produzir conteúdo de credibilidade que ajude a transformar nossa terra e a fortalecer a nossa gente.
Para atingir estes objetivos, nossos princípios contemplam o localismo, a relevância, a qualidade, a presença, a criatividade e a eficiência e reforçam o compromisso com a excelência e com a ousadia de buscar, sempre, um trabalho, além de regional, universal e sem fronteiras.
Criatividade
Abordar cada notícia e cada produto das diferentes plataformas com um novo olhar e uma finalização diferenciada: mais que um estilo, um novo jeito de trabalhar, pensar e transmitir a notícia.
Localismo
Compromisso editorial com a cobertura de todos os fatos, eventos e notícias municipais e regionais importantes dando visibilidade a todos eles.
Relevância
Análise e repercussão de cada fato ou notícia na vida dos moradores de sua área de cobertura.
Qualidade
Extremo cuidado editorial no tratamento de textos, imagens e informações, visando sempre o melhor produto e priorizando a escolha das fontes.
Eficiência
Agilidade nas coberturas jornalísticas, eventos comunitários que tragam soluções para os municípios e valorização dos espaços destinados ao retorno publicitário, consolidando a independência econômica e assegurando a liberdade de expressão do grupo.
Presença
Estar à frente na cobertura dos fatos de interesse comum, para conquistar, além da visibilidade regional, o respeito nacional e internacional pela exibição de seus produtos especiais; marcar o vínculo com a comunidade em eventos esportivos, artísticos e de lazer, além de prestar serviços.
Áreas de Atuação
Nossa História

1976
O então secretário estadual da Educação José Bonifácio Coutinho Nogueira ganha a concorrência para a concessão de um canal de TV em Campinas e outro em Ribeirão Preto.
1978
Em março, José Bonifácio Coutinho Nogueira assina contrato com as Organizações Globo, da família Roberto Marinho.
1979
Inaugurada, em 1º de outubro, a primeira emissora da EPTV: a TV Campinas, instalada na rua Regina Nogueira, 120, com o propósito de implantar telejornalismo regional no interior de São Paulo, usando a programação da Globo.
1980
É inaugurada, em 12 de novembro, a “TV Ribeirão”, a segunda emissora da rede, na rua Javari, 3099, em Ribeirão Preto.1989
As emissoras TV Campinas, TV Ribeirão e TV Sul de Minas passam a chamar-se EPTV Campinas, EPTV Ribeirão, EPTV Central (Outorga) e EPTV Sul de Minas.
1997
Estreia do programa Terra da Gente e, no mesmo ano, o especial "Encanto das Águas I/II" integra o "International Wildlife Film Festival - Merito de Preservação do Meio Ambiente".2005
Em Ribeirão Preto a empresa passa também a contar com a Rádio Jovem Pan Ribeirão em seu portfólio
2006
Em Fevereiro é adquirido 50% do capital acionário do jornal A Cidade, o mais antigo de Ribeirão Preto e implanta uma nova linha editorial.
2012
Em fevereiro de 2012, EPTV.com afilia-se aos portais G1 e GE, da Rede Globo, ficando com suas redações presentes nas 4 emissoras e também na cidade de Piracicaba
2013
É inaugurada, em março, a nova CBN Ribeirão Preto, com a proposta de fazer o melhor radiojornalismo no modelo All News
2016
Em março de 2016 é lançado o novo portal de notícias ACidade ON, que passa a englobar os sites Araraquara.com e Jornal A Cidade em seu conceito de hiperlocalidade.